ONDE TEM BALEIA? 

As baleias são animais fantásticos e cheios de curiosidades. Conhecidos por serem os maiores mamíferos do planeta Terra com diferentes formas, tamanhos e cores. 

Várias espécias vem a costa brasileira para reproduzir e/ou parir seus filhotes, dentre elas há quatro tipos de baleias que aparecem em nosso litoral com mais frequencia. 

Todo ano, elas visitam o litoral brasileiro entre maio e novembro. Período em que preferem águas mais rasas, com menos de 500m de profundidade.

BALEIA FRANCA

No litoral catarinense temos o prazer de receber as baleias franca, podendo ser encontradas também no litoral norte de São Paulo e nas águas costeiras do Rio de Janeiro.
Elas podem atingir mais de 17 metros de comprimento e pesar aproximadamente 60 toneladas as fêmeas e pouco menos os machos, sendo pesos acima de 45 toneladas incomuns. 

A mais marcante característica da espécie, é o conjunto de calosidades que apresentam no alto e nas laterais da cabeça. 

Hoje, 27/08/2019 tivemos a ilustre visita desta espécie nas praias de Bombinhas, uma enorme Baleia mãe e seu filhote.

Registramos esse lindo momento, confira: 

BALEIA JUBARTE

Essa espécie chega a atingir 15m e após um ano inteiro de gestação dá a luz a um pequenino filhote com cerca de 4 metros. Suas nadadeiras peitorais chegam a atingir 5m, 1/3 de seu tamanho.

Registros apontam ocorrências que elas vão do litoral do Rio Grande do Sul ao Pará, mas cerca de 80% se concentram no Arquipélago de Abrolhos, sul da Bahia.

Baleia Jubarte 2

Baleia Jubarte 1

Baleia Jubarte 3

BALEIA DE BRYDE

A baleia recebeu esse nome em referência a Johan Bryde, norueguês que construiu o primeiro porto baleeiro da África do Sul, nos anos de 1909.  

A baleia-de-Bryde é uma espécie costeira, que não migra para regiões geladas, passa quase todo o ano em águas eminentemente tropicais, subtropicais e temperadas. São avistadas, sobretudo, próximas a ilhas do litoral paulista, mas há ocorrências também nas águas cariocas.

Baleia de Bryde 1

Baleia de Bryde 2

BALEIA MINKE COMUM

Apelidada de baleia-anã, é a menor das maiores. A baleia-minke chega a atingir "apenas" 7m de comprimento na idade adulta. Uma grande mancha branca na parte dorsal da nadadeira peitoral é uma característica bem típica dessa espécie. São avistadas, sobretudo, nas águas costeiras de São Paulo. A espécie recebeu esse nome em referência a um antigo caçador de baleias norueguês, que costumava exagerar bastante quando contava o tamanho das baleias que capturava. Por conta desse fato, seus companheiros resolveram homenageá-lo e batizar a menor delas com seu nome.

Baleia Minke 01

Baleia minke 02

Além de lindas e graciosas, as baleias possuem curiosidades que deixariam você ainda mais fascinado(a) por elas. Quer conhecer? 

  1. A baleia-azul é o maior animal do mundo, apresentando até 33 metros de comprimento e mais de 140 toneladas.
  2. Os filhotes da baleia-azul já nascem pesando mais de duas toneladas.
  3. As baleias produzem um borrifo durante a expiração que pode ser observado a grandes distâncias. O borrifo da baleia-azul pode atingir até 10 metros de altura.
  4. O Brasil é visitado por 37 espécies diferentes de baleias.
  5. As baleias-corcundas e jubartes emitem sons que parecem canções, os quais podem durar muito tempo.
  6. No passado, as baleias, de maneira geral, foram muito caçadas, o que reduziu muitas populações. A baleia-azul, por exemplo, quase foi extinta na década de 1960.
  7. Apresentam uma rica camada de gordura, a qual tem a função de proteger contra o frio e funcionar como reserva de energia.
  8.  As bebês baleias consomem por dia 500 litros de leite. Dá para acreditar?
  9. Elas não possuem uma boa visão, portanto utilizam a ecolocalização, que são impulsos sonoros transmitidos pela baleia
  10.  A Baleia Cachalote, é a única fonte de âmbar-cinzento, matéria básica para a indústria de perfumes caros.
  11. No grupo das baleias, as fêmeas são as figuras mais importantes por serem as responsáveis por liderar o grupo, além de ficar com seus filhotes a vida inteira.

Veja também: https://www.imobiliariainvest.com.br/br/blog/post/reserva-marinha-ilha-do-arvoredo/17 

Gostou? Compartilhe!