Praias e Trilhas: TAINHA, CAÇÃO E ECO 360º

PRAIA DA TAINHA

Cercada por mata nativa, areias finas e costões rochosos, a Praia da Tainha é encantadora. Suas águas de tons azul e verde, atraem mergulhadores e quem gosta de mar tranquilo.
Seu nome deriva-se do fato desta praia ser propícia para a pesca da Tainha.

Seguindo pela Rua Jequitibá, a última rua do bairro de Canto Grande, que atravessa do Mar de Dentro para o Mar de Fora, vire à direita na avenida a beira-mar, siga até o final da Praia da Conceição, onde estará a Rua Tatuíra, uma estrada não pavimentada, com bastante cascalho, a partir da Praia da Conceição. Ao longo da estrada há um museu e mirantes naturais que possibilitam uma bela visão da Baía de Zimbros e Mariscal.

Indo pela estrada de terra já é uma grande aventura, mas se você gosta de uma boa caminhada, inicie a trilha no costão da Praia de Canto Grande, próximo ao trapiche você irá encontrar uma placa e deverá seguir pelo que parece os fundos de um bar.
Por aqui você também tem a oportunidade de conhecer algumas outras pequenas praias com vistas incríveis.
A trilha tem duração de aproximadamente duas horas e com 2km de extensão, não é sinalizada e aos viajantes passam ao longo da caminhada por uma Gruta de 30m² que guarda muitas histórias. Antes de chegar na Praia da Ampulheta, você deve seguir por um caminho a esquerda até chegar na Rua Búzios, deve-se percorrer a estrada de terra para chegar a praia.

Praias e Trilhas (15)

Praias e Trilhas (16)

Praias e Trilhas (3)

Praias e Trilhas (1)

Praias e Trilhas (12)

Praia da Tainha (12)

Praia da Tainha (10)

Praia da Tainha (11)

Praia da Tainha (7)

Praia da Tainha (13)

Praia da Tainha (8)

Praia da Tainha (9)

Praia da Tainha (14)

PRAIA DO CAÇÃO

Essa praia tem apenas 64 metros de extensão e está cercada pela Mata Atlântica. O mar tem águas calmas e translúcidas.

É uma praia encantadora, pequena e longe de todo movimento. É um lugar para paz e sossego, já que muita gente não sabe de sua existência.

É uma ótima opção para quem busca privacidade e muito silêncio durante todo o dia.

Para chegar nesta praia, você deve percorrer o mesmo caminho que leva até a Praia da Tainha, por trilha ou carro.

Chegando de carro na Praia da Tainha você pode estacionar na rua mesmo ou se preferir existe um estacionamento bem em frente a praia.

Após chegar a praia da Tainha, você terá que ir por trilha que tem aproximadamente 850 metros, não existe nenhuma sinalização de onde se inicia, mas você deve seguir reto pela mesma estrada de onde veio (R. Búzios). Então, você passará por dentro de algumas propriedades particulares e uma vez que encontrar o começo da trilha é só seguir, pois todo o restante da trilha é bem demarcada até a praia.

Praias e Trilhas (2)

Praias e Trilhas (19)

Praias e Trilhas (4)

Praias e Trilhas (5)

Praias e Trilhas (18)

Praias e Trilhas (17)

Eco 306º

Localizado na estrada que leva à Praia da Tainha, na base do Eco 360° encontra-se o Museu de História Natural Charles Darwin, que possui exposições sobre a natureza e as diferentes formas de vida existentes que compõem a fauna do local. O museus reúne objetos utilizados na pesca de tainha e também itens resgatados de naufrágios que aconteceram na região.

Também, na base, estão dois pequenos mirantes de onde é possível contemplar toda a imensidão do mar.

Já para acessar o topo do Mirante Eco 360° é necessário percorrer uma trilha de cerca de 15 minutos. Além da linda vista de 360° que se tem de uma altura de 218 metros, a natureza também oferece condições ideais para a prática de atividades como escalada, rapel e tirolesa.

A visão panorâmica proporcionada pelo local é de tirar o fôlego. É o ponto mais alto de Bombinhas, lá de cima, avista-se as praias de Zimbros, Mariscal, Campo Grande e as ilhas da Reserva do Arvoredo, o Morro do Macaco e o mar aberto das praias de Bombinhas.
É possível vislumbrar parte do norte da Ilha de Santa Catarina e, em noites sem lua, a Ponte Hercílio Luz iluminada. 

Entrada R$ 10,00 para visitar o Museu e o Mirante e R$ 40,00 para fazer a tirolesa. Esta aberto o ano inteiro, de dezembro à abril, das 08h às 19h30 e de maio a novembro, das 10h às 17h.

Fechado em dias de chuva e ventos fortes.

Localicação recepção Eco 306º https://goo.gl/maps/U8SUJi7A8HcHEqor5 

Loc. Mirante Eco 360º: https://goo.gl/maps/C1EEnXWXFN95HS967

Museu: https://www.youtube.com/watch?v=yokn20qgzOQ 

Praias e Trilhas (20)

Praias e Trilhas (11)

Praias e Trilhas (13)

Praias e Trilhas (10)

Praias e Trilhas (8)

Praias e Trilhas (9)

Praias e Trilhas (7)

Praias e Trilhas (14)

Praias e Trilhas (6)

Praia da Tainha (6)

Praia da Tainha (1)

Praia da Tainha (2)

Praia da Tainha (4)

Praia da Tainha (5)

Praia da Tainha (3)

Gostou? Compartilhe!