MERGULHANDO POR BOMBINHAS

Bombinhas é considerada a Capital do Mergulho Ecológico onde os turistas e amantes dos esportes náuticos e mergulho podem desfrutar o ano todo. Várias operadoras de mergulho realizam passeios e oferecem equipamentos, atividades e aulas para mergulhadores iniciantes e mais experientes. É possível realizar o mergulho livre (de apnéia ou snorkeling) e autônomo (com equipamento autônomo de respiração/SCUBA).

Snorkel é a forma mais simples de mergulho, mas muito divertida. Para praticar essa atividade é necessário usar máscara, nadadeira (pé de pato) e o snorkel (um “tubinho” para coletar o oxigênio da superfície enquanto está submerso).

É realizado em águas tranquilas e rasas.

No mergulho em apneia, é preciso segurar a respiração e imergir até a profundidade desejada, utilizando apenas o ar de seus pulmões.

Já no mergulho autônomo deve-se utilizar o equipamento SCUBA que permite respirar debaixo d'água, através de um cilindro de ar, tendo a possibilidade de alcançar profundidades maiores e se manter submerso por um período de tempo mais longo, conhecendo o fundo do mar. Para esta modalidade é necessário um batismo de ou um curso em uma escola de mergulho.

Mergulhe em Bombinhas (8)

Mergulhe em Bombinhas (1)

Mergulhe em Bombinhas (9)

Mergulhe em Bombinhas (1)

Points de mergulho:

ILHA DO ARVOREDO

O passeio pela Ilha do Arvoredo é controlado pelo Ibama, que permite 20 visitantes por dia, para assegurar a preservação local. Esta ilha pertence a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, uma área de proteção desde 1990.

A Reserva é composta pelas ilhas: de Galés, Deserta, Calhau de São Pedro e a Ilha do Arvoredo. No local há o encontro das correntes marítimas brasileiras, que são quentes, com a das Ilhas Malvinas (Argentina), que são frias, Isso proporciona uma condição ideal para formar uma rica e diversificada fauna e flora marinha, na qual é possível encontrar arraias-manteiga, tartarugas marinhas, focas-leopardo, cavalos marinhos e golfinhos. Neste lugar você pode avistar também aves raras, como o trinta-réis.

É considerada um dos melhores pontos para se mergulhar do Brasil. A profundidade da água varia de 5a metros e a visibilidade chega a 18 metros. A prática do mergulho é permitida na parte sul da ilha do Arvoredo, onde existem sítios demarcados, com grutas, rochas e passagens.

Mergulhe em Bombinhas (10)

Mergulhe em Bombinhas (3)

Mergulhe em Bombinhas (7)

Mergulhe em Bombinhas (6)

ILHA DO MACUCO

Das quatro ilhas ela é a ilha mais próxima do continente, faz parte do Parque Natural do Morro do Macaco, um dos atrativos da Ilha do Macuco é o navio Orion, que naufragou na região em 1912 (todos os tripulantes saíram a salvos). Os maiores visitantes da ilha são divididos em três grupos: os aventureiros, os pescadores e os mergulhadores, que vislumbra embaixo d'água a vida marinha, que aproveita os barcos naufragados para criar verdadeiros espetáculos no fundo do mar. As águas são, em geral, muito calmas, com profundidade de 2 a 11 metros.

Bombinhas tem tantos locais de mergulho que não é necessário ir muito longe da costa para fazer um mergulho de qualidade e com linda paisagem.
Você pode mergulhar na própria costa, nas praias da Sepultura, Lagoinha, Embrulho, e também nos costões esquerdo das praias de Bombas e 4 Ilhas. Podendo deparar-se com lindas espécies de peixes e até tartarugas.

Mergulhe em Bombinhas (5)

Mergulhe em Bombinhas (2)

Mergulhe em Bombinhas (4)

Gostou? Compartilhe!