História de Bombinhas

Bombinhas é uma península localizada no litoral norte de Santa Catarina, um dos melhores destinos turísticos do país, com aproximadamente 36 km² e 19.193 habitantes (estimativa IBGE 2018).
As principais atividades econômicas são o turismo, a pesca artesanal e a maricultura (criação de mariscos e ostras), herança dos povos indígenas e colonizadores.

Atualmente o turismo é a base de sustentação econômica da cidade, sendo que o PIB Turístico é de 19,74%. Bombinhas é considerada um dos melhores destinos turísticos do país!

Bombinhas Blog (5)

Presenteada por exuberantes belezas naturais, Bombinhas é composta por 39 praias com características que variam desde baías com águas calmas, praias com mar agitado, e outras desertas, com acesso apenas por trilhas ou pelo mar.

Localizada a 70km da capital Florianópolis, também está próxima das cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Navegantes, e faz parte da Região Turística Costa Verde & Mar.

Bombinhas abriga três unidades de conservação municipais que são atrativos para a prática de ecoturismo: o Parque Natural Municipal da Galheta, o Parque Natural Municipal Morro do Macaco e o Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros, onde podem ser realizadas caminhadas ecológicas guiadas por trilhas.
Além disso, Bombinhas possui uma unidade de conservação federal, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Na baixa temporada a cidade é mais aconchegante e tranquila, onde a história local é um atrativo especial. Este período é ideal para conhecer os roteiros culturais e educativos que a cidade oferece, que agregam cultura, ecoturismo e gastronomia.

Nos meses de Maio a Julho, é período da Pesca Artesanal da Tainha. Onde famílias se reúnem nos ranchos e ajudam a puxar a rede com o peixe que, muitas vezes, garante o seu sustento.

Bombinhas Blog (7)

Bombinhas Blog (6)

Primeiros habitantes e colonizadores

As inscrições rupestres na região e os sítios arqueológicos (sambaquis) descobertos, são evidências de que índios carijós pertencentes à nação tupi-guarani foram os primeiros a povoarem este litoral.

Os primeiros colonizadores a chegarem em Santa Catarina foram os espanhóis. Em 1527, Sebastião Caboto, a serviço do rei da Espanha, atracou, onde hoje é a enseada de Zimbros, batizando-a de São Sebastião. Parte da tripulação ficou no Brasil, espalhando-se pelo litoral catarinense. Quatro nativos brasileiros foram levados à Europa para comprovar tal descoberta.

No ano de 1711, para averiguar as riquezas locais e a possibilidade de povoamento, o governo português enviou uma expedição para a nova colônia, comandada por Manoel Gonçalves de Aguiar, que apontou para a região de Porto Belo.

Devido a crises econômicas e terremotos nas ilhas dos Açores e da Madeira do século XVIII, fizeram com que o Rei D. João V de Portugal, apressa-se a colonização em nosso litoral e interior.

Brasileiros descobrem Bombinhas

Na década de 50, a beleza e a abundância da pesca despertaram a curiosidade de turistas, inicialmente dos municípios adjacentes, e posteriormente, de gaúchos e paranaenses. A partir da década de 70 verificou-se marcante aumento populacional, o que provocou profunda transformação na vida do balneário.

Bombinhas Blog (3)

Bombinhas Blog (1)

Bombinhas Blog (2)

Desenvolvimento

Em 1996, Bombinhas contabilizava 5.845 habitantes, aumentando para 8.700 no ano 2000. Confirmando um crescimento de mais de 40% em apenas quatro anos. Esse aumento colocava Bombinhas na quarta posição, entre as cidades que mais cresceram nesse período em Santa Catarina.

Na última década, foi analisado que a população flutuante é de 60 a 80 mil habitantes (alguns que dizem chegar a 200 mil), durante os meses de dezembro a março, período em que a cidade recebe veranistas e turistas.

Conheça também: OS MELHORES PONTOS TURÍSTICOS DE BOMBINHAS

Gostou? Compartilhe!