Bombinhas e a COVID-19

Como Bombinhas está enfrentando a COVID-19?

Bombinhas é uma cidade turística que recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de turistas que aproveitam das suas férias para desfrutarem das belezas naturais encontradas na cidade. Com uma comunidade em crescimento mas ainda pequena Bombinhas conta com aproximadamente 20.000 moradores fixos em um território de 36 Km². 

Uma cidade pequena e tranquila que adotou medidas preventivas essenciais para conter a nova pandemia para que nenhum morador ou turista corresse o risco de adquirir ou transmitir o novo vírus. Hoje, dia 02/04/2020, dos 247 casos registrados em Santa Catarina pelo Ministério da Saúde nenhum foi registrado na Cidade.

Medidas de enfrentamento tomadas:

Bombinhas foi um dos primeiros municípios a conter a entrada de novas pessoas na cidade e examinar todos os moradores que estavam fora do município e que desejavam retornar. 

Em cumprimento aos decretos do Governo Estadual de Santa Catarina a cidade também entrou em quarentena provisória, fechando 100% do seu comércio não essencial e o acesso a Praia e Trilhas, sendo realizado constantemente um patrulhamento pela cidade com fiscais municipais e Polícia Militar, diminuindo assim o número de pessoas nas ruas. 

Comércios essenciais como supermercados e farmácias tiverem medidas de higiene aprimoradas e fiscalizadas constantemente, e o número de pessoas por vez em cada estabelecimento também foi controlado. 

Uma base de atendimento especial de triagem foi construída para as pessoas com suspeita de infecção pelo vírus. Com uma equipe designada apenas para esses casos. O local foi apelidado de Drive-Thru e baseia-se em um atendimento rápido e pontual. 

Em uma situação como essa a cidade também não se esqueceu das pessoas mais humildes e que acabam sendo fortemente impactada em função da paralisação, pensando nessas pessoas uma união entre a comunidade e empresários da cidade arrecadou centenas de cestas básicas que serão essenciais nesse momento.

O que temos observado e o que podemos aprender com essa nova realidade?

Devemos nos preocupar mais uns com os outros; Inúmeros exemplos de solidariedade são observados em uma sociedade que entende a importância de ajudar o próximo, proteger nossa família, vizinhos, idosos e pessoas mais vulneráveis. A pandemia nos ensinou que quando nos cuidamos estamos também cuidando dos outros, que as atitudes individuais fazem total diferença no resultado coletivo.

Aprendemos a valorizar momentos especiais; O isolamento social nos dá oportunidade para percebermos o que passa a nossa volta e muitas vezes é deixado para depois.  Na correria do dia a dia, muita gente tem deixado de lado momentos valiosos, como estar ao lado da família, brincar com as crianças, cozinhar, escutar músicas, rever fotos antigas, fazer planos para o futuro...

Devemos cuidar da nossa saúde física e mental; As atenções para a saúde estão redobradas, mas não é algo que se conquista do dia para a noite. Uma boa saúde é um conjunto de bons hábitos como sono regular, atividade física e boa alimentação o ano todo.

Higiene pessoal é questão de saúde pública; Reaprendemos que lavar as mãos, usar álcool gel, cobrir a boca ao tossir e espirrar são hábitos que devemos levar para a vida toda pois uma boa higiene é fundamental na prevenção e disseminação de grandes doenças.

Algumas dicas para melhorar sua qualidade de vida:

Inclua exercícios físicos na rotina; exercícios beneficiam tanto a saúde física quanto mental, escolha uma atividade física que faça sentido para você, os exercícios fortalecem os músculos, melhoram a frequência cardíaca e aumentam a expectativa de vida.

Tenha uma boa alimentação; os alimentos influenciam no seu desempenho, produtividade e até mesmo no humor, mantenha uma alimentação equilibrada, descubra novos sabores, mas não deixe de saborear aquele bolo de chocolate rsrs e beba muita água, água é vida!

Durma com qualidade; uma boa noite de sono é essencial para um dia produtivo, o sono é o principal momento de reparação, regeneração e recuperação do corpo. É durante o sono  que o corpo fortalece o sistema imunológico, consolida a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo.

Mudar faz bem; aprender com o novo, dar espaço para outras idéias, culturas e crenças.
Abra sua mente, reflita sobre o que momento que você vive e quais lições podem ser tiradas. Nunca é tarde para começar novos projetos.

Programe e realize viagens em família e com os amigos; é comprovado que os momentos bons geram efeito em longo prazo. As relações interpessoais são de extrema importância para a qualidade de vida. Criar laços com a família e amigos aumenta a sensação de amparo e traz base emocional, dê uma volta no parque, passeie tranquilamente com os cães, vá a praia, o barulho do mar auxilia na diminuição dos níveis de cortisol (hormônio do estresse) no nosso organismo provocando um efeito positivo sobre nossa saúde, já o sol é a melhor fonte de vitamina D à disposição na natureza, e ele aumenta a imunidade e é essencial para a saúde da pele e dos ossos.

Precisamos ser fortes para seguirmos em frente!

Vamos precisar de força para fazer essa grande nação caminhar, todos nós precisaremos fazer alguns sacrifícios em diferentes proporções. Somos um povo de gente que trabalha, que acredita e tem fé que grandes desafios podem ser superados. Uma nova realidade faz com que sejamos mais responsáveis. Sabemos que somos capazes de reconstruir pontes. Somos brasileiros!

Brasil 3

Gostou? Compartilhe!